HISTORICO

Minha foto
Foi conselheiro tutelar da criança e adolescência por duas gestões (1997-1999 e 2000-2003). Sempre trabalhando em beneficio da comunidade. Regularmente, promove festas e atividades recreativas beneficentes nos bairros. Trabalhou de agosto de 2005 a abril de 2008 na Secretaria Municipal de Esportes, onde foi responsável pela manutenção dos equipamentos esportivos. Em 2007, interrompeu a atividade, durante 30 dias, para assumir o posto de vereador. Em todos os cargos que ocupou, destacou-se por sua honestidade e competência, sempre a serviço da população de Diadema. Nas eleições de outubro de 2008 obteve 2.935 votos, sendo eleito vereador. Em 2012, foi reeleito com 4.139 votos, nas eleições de 2016 é reeleito com 3742. Na Gestão 2015/2016 foi Vice-Presidente da Câmara Municipal, e na COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS E ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO, é o atual Presidente. Agora no biênio 2017/2018 faz parte da COMISSÃO ESPECIAL PERMANENTE DA JUVENTUDE.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

DIA MUNICIPAL DO DAMISTA

PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO 
VEREADOR TALABI


Artigo 1º- - Fica instituído no calendário do Município de Diadema, a data de 09 de maio de cada ano, a ser comemorado o “Dia Municipal do Damista”.
 
Artigo 2º- A semana que compreende a data de 09 de maio de casa ano, no âmbito do município de Diadema, fica denominada “Semana Municipal dos Esportes Intelectuais”.

Artigo 3º- Referida data e semana deverão ser celebradas e lembradas em cada ano, com desenvolvimento de atividades e ações, organizadas pelo Poder Público Municipal.

                        Paragrafo Único: Autoriza a firmar convênios com clubes e entidades no Município e de outras regiões, ligadas ao damismo.

Artigo 4º- O Poder Executivo regulamentará a presente Lei, no que couber no prazo de 30(trinta) dias, contados da data de sua publicação.

Artigo 5º- As despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

                   Paragrafo Único: verbas a serem obtidas através de parcerias com órgãos estaduais ou federais, suas autarquias ou fundações e empresas que invistam no fomento da atividade damista de crianças, jovens, adultos e idosos.

Artigo 6º- Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

JUSTIFICATIVA

                                                           A referida propositura tem por finalidade incluir no Calendário Oficial de Eventos do Município de Diadema, a data de 09 de maio de cada ano, como o “Dia Municipal do Damista”. Já a semana que compreende a data de 09 de maio de cada ano, no âmbito do Município de Diadema, como “Semana Municipal dos Esportes Intelectuais”.

                                           Referida data e semana deverão ser celebradas e lembradas em cada ano, com desenvolvimento de atividades e ações, organizadas pelo Poder Público Municipal, autorizado a firmar convênios com clubes e entidades no Município e de outras regiões, ligadas ao damismo.

                                                Sabe-se que o jogo de damas não é apenas uma simples distração, sendo, portanto, um importante exercício intelectual, com todos os tipos de combinações de uma complexidade incomparável. Mesmo como distração, leva quem o pratica, exercitar a memória, à reflexão, melhorando inclusive nos estudos.
                                               A importância da aprendizagem e da prática do jogo de damas, sobretudo na infância e adolescência, vem sendo comprovada por inúmeras pesquisas tanto nos países desenvolvidos quanto nos países de terceiro mundo. A atividade damística favorece o desenvolvimento mental das crianças, impondo-lhes uma disciplina atrativa e agradável.                                        

                                            Do ponto de vista pedagógico é inegável que esse esporte estimula pelo menos cinco capacidades do desenvolvimento cognitivo:

a)   Raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo;
b)   Organizar uma variedade de elementos para uma finalidade;
c)   Imaginar concretamente situações futuras próximas;
d)   Prever as prováveis consequências de atos próprios e alheios;
                                 
                  
                       No que tange a prática deste esporte conduz à positiva experiência do ganhar e do perder, assim como à formação do caráter, permitindo o desenvolvimento de qualidades tais como: paciência, modéstia, prudência, perseverança, autocontrole, autoconfiança e, principalmente, a sublimação da agressividade.

                                     A Assomensana (Associação para o desenvolvimento e fortalecimento das capacidades mentais), realizou uma pesquisa sobre o assunto, dando ênfase aos jogos de tabuleiro tradicionais. Estes jogos moldam novas formas mentais – também graças à companhia de outras pessoas – e produz efeitos positivos no cérebro dos participantes.


                                            O especialista explica que nos jogos de tabuleiro e nos jogos de grupo, as memórias verbal e visual são naturalmente envolvidas e necessárias por causa das próprias regras dos jogos, para prever os movimentos dos adversários, para projetar seus próximos passos e para raciocinar sobre a realização destas atividades.

                                             Não podemos esquecer que, como apontado por Assomensana, jogos de tabuleiro incentivam a socialização entre as pessoas de varias faixas etárias. A este respeito, numerosos estudos científicos confirmam que as pessoas que têm uma rica rede social continuam a ter funções cognitivas mais ativas, como a linguagem, a memória e o raciocínio, e menos propensos a incorrer em doenças neurodegenerativas, como Mal Alzheimer, por exemplo.

                                                 Cujo objetivo é incentivar e permitir a reunião e o congraçamento, revelando novos talentos, e contribuindo de sobremaneira para o desenvolvimento da modalidade no Município de Diadema, como é o caso, por exemplo,

TRABALHO

Reinaldo Tomaz da Silva, conhecido no meio damístico como Reitomaz, que há quase quinze anos disputa torneios em nome da Cidade. Apaixonado por jogos de dama tornou-se fabricante de peças e tabuleiros de damas. Tendo inclusive sido homenageado pela Secretaria de Esporte e Lazer (SESP) da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Reitomaz é também responsável pela já tradicional festa de confraternização de final de ano, que reúne inúmeros damistas do grande ABC e outras regiões.

                                                A aprovação da propositura contribuirá também para incentivar a expansão da modalidade, em nosso Município,  que estará proporcionalmente contribuindo para a expansão da modalidade no país, abrindo desta forma, espaço para que se possa pleitear Bolsas de Atletas oferecidas pelo Ministério do Esporte, como podemos registrar a contemplação de uma Bolsa ao grande Mestre Internacional Allan Igor Moreno Silva, de São Luiz, no Maranhão, 3 vezes campeão Panamericano e atual campeão brasileiro de 100 casas.





VEREADOR TALABI


Nenhum comentário:

Postar um comentário